A TROUXE-MOUXE
quinta-feira, fevereiro 27, 2014
quinta-feira, fevereiro 20, 2014
Juscelino Kubitschek de Oliveira em Portugal - 1960 !
Desfile triunfal do Presidente do Brasil Juscelino Kubitschek (JK) em Lisboa, mais extamente em plena Rua Augusta. A sua visita despertou um sentimento de simpatia generalizada por parte da população portuguesa. Este político brasileiro foi médico e oficial da Força Pública Mineira e exerceu os cargos de prefeito de Belo Horizonte, governador de Minas Gerais e presidente do Brasil entre 1965 e 1961 (Clicar na imagem para aumentar a sua dimensão).
sexta-feira, fevereiro 07, 2014
Guerra Civil de Espanha (1936-1939) / Cartazes.
A Guerra Civil de Espanha constitui um dos episódios mais bárbaros da história da Europa e da humanidade. Ambos os lados da contenda (governo republicano e revoltosos nacionalistas) cometeram crimes de toda a ordem contra populações civis indefesas, unicamente por ódio e faccionismo exarcerbados. Nós europeus não temos autoridade moral para falar com arrogãncia em direitos humanos a outros povos, quando a nossa prática recente (veja-se o caso da recente guerra civil no território da ex-Jugoslávia, onde ainda existem tropas de manutenção da paz) contradiz completamente tal discurso.
Nota: O cartaz "Los Nacionales" é da autoria de Juan Antonio Morales sendo difundido pelo Ministério da Propaganda, do governo da Republica Espanhola e data de 1937. A sátira representa uma nau onde os rebeldes nacionalistas são rotulados como uma aliança, entre as cúpulas militares, a finança e o clero, protegidos pelas tropas mouras do norte de África. Curioso é que no costado da nau é possível ler: "Junta de Burgos" - Lisboa" numa alusão ao facto do governo português de A. Salazar, ter permitido a existência de uma embaixada dos revoltosos em Lisboa, próximo da embaixada oficial da República de Espanhola.
O outro cartaz é da autoria dos revoltosos nacionalistas com o lema " Por la Patria, El Pan, y la Justicia" e possui o símbolo da Falange espanhola.
segunda-feira, fevereiro 03, 2014
A Comissão Europeia Regulamenta Sanitários e Urinóis (ooops!) !
A distinta Comissão presidida pelo sempre palavroso Presidente J. Durão Barroso decidiu após vários anos de estudo (inacreditável), quais os critérios a adotar para a atribuição do rótulo " Ecolabel" a sanitários e urinóis. Trata-se de atingir o objetivo de melhorar a eficiência do consumo de água, na utilização destes aparelhos, o que é muito positivo. A questão não é essa, a Comissão deve antes ocupar-se de matéria de natureza eminentemente política, como é o caso do desemprego elevado na União, as questões financeiras como o endividamento, ou a estagnação económica e deixar para outras entidades os assuntos de natureza técnica.
Assim por exemplo foi estabelecido como limite máximo para o volume de descarga de água nos sanitários, o valor de 6 litros de água na produção de novas unidades.