A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, janeiro 24, 2018

Partidos (políticos), ou Seguidores Acéfalos do Chefe ?

Hoje em dia os partidos políticos são absolutamente desaconselháveis para quem como eu aprecia o debate de ideias; é que estas organizações cívicas - algumas nem tanto - estão transformadas em grupos de assalto ao poder, leia-se aos lugares de topo da administração pública, muitas vezes por gente impreparada, ou ignorante, cujo único verdadeiro objetivo é a ascenção social a qualquer preço.
 
Sem ideologia definida, ou com pouco mais que uma desestruturada ideia dela, muitos dos "militantes" de causas que nem sequer eles conhecem, apoiam tudo e o seu contrário tacticamente por uma migalha de poder.
 
Na cidade do Porto surgiu  o "Clube dos Pensadores", que não é de todo um clube de seguidores, mas antes um espaço onde se pode ouvir quem tem argumentos e ideias para partilhar.

Aqui em Lisboa no seio do poder é o deserto ... já o sabia há muito tempo !

segunda-feira, janeiro 22, 2018

Nortada ...forte !

A recente eleição de Rui Rio - como líder do Partido Social Democrata não deixou ninguém indiferente, é que a sua direção e gestão determinada e de contas certas na autarquia do Porto (2002-2013) granjearam-lhe prestígio e capacidade de mobilização do eleitorado.
 
A formação inicial no Colégio Alemão do Porto - Deutsche Schule zu Porto - e da Faculdade de Economia da mesma cidade, bem como um percurso profissional nas áreas da indústria e da banca deram-lhe uma sólida preparação, para enfrentar contrariedades presentes e futuras.
 
Em Portugal deve ser o quadro político mais fortemente anti-populista que jamais Portugal teve, diz o que pensa de forma aberta e espontânea sem se importar em agradar a audiências; não é conservador como muitos tendem a classificá-lo, mantendo antes a forte identidade liberal - quanto a ideias e costumes - que a capital do norte sempre ostentou.
 
O Partido Social Democrata tem vindo a evidenciar uma decadência profunda e mal disfarçada, será que  Rui Rio já chegou tarde demais? Pode ser que não ... a ver vamos !

quinta-feira, janeiro 18, 2018

Ministra para a Solidão ... no Reino Unido .

A solidão dos mais velhos e não só constitui uma verdadeira chaga social; no caso do Reino Unido numa população de 66 milhões, os dados indicam que cerca de 9 milhões vivem sózinhos.
 
Designada como "epidemia oculta" a solidão leva frequentemente à demência, tensão alta e mortalidade prematura, ou no caso de acidentes domésticos, a possibilidade de auxílio imediato é quase nula.
 
Os britânicos sempre tiveram uma elite esclarecida e atuante na resolução dos problemas nacionais e a ministra Tracey Crouch doravante irá acumular esta nova pasta, com as do desporto e da sociedade civil.
 
No resto da europa cada vez mais envelhecida essa enfermidade cresce exponencialmente,  mas ninguém teve a ousadia de enfrentá-la como os britânicos fizeram agora, os continentais ficam-se pela retórica ...