A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

terça-feira, março 20, 2018

"Porque Me Olhas Assim" - Fausto Bordalo Dias


sábado, março 10, 2018

Alta Velocidade Ferroviária, Luxo ou Necessidade?

No continente europeu existem duas grandes companhias que produzem os equipamentos de alta velocidade ferroviária, a saber: os franceses da Alstom e os alemães da Siemens, tudo o resto está ligado a estes dois gigantes da indústria.
 
Os apoios europeus - subsídios diretos da U.E, ou empréstimos bonificados do Banco Europeu de Investimentos - no apoio ao investimento ferroviário de alta velocidade têm nos bastidores o lobby e suporte integral quer da Alemanha, quer da França. uma vez que esse dinheiro fatalmente será reencaminhado para estes dois países.
 
A Espanha quando implementou o A.V.E. (Alta Velocidad Española) impôs como condição ao vencedor do concurso, que uma parte significativa da produção e montagem fosse efetuada numa unidade industrial dentro de fronteiras, porém a incorporação nacional foi baixa.
 
Em Portugal no setor ferroviário existem outras prioridades muitíssimo mais prementes, quer ao nível da renovação da infraestrutura da via com bitola europeia, quer ao nível também da renovação das composições e locomotivas.

Um estudo feito há alguns anos revelou que a ligação ferroviária em alta velocidade entre Lisboa e Madrid seria deficitária durante um horizonte temporal muito largo, ou seja os contribuintes ficariam uma vez mais com encargos acrescidos.
 
Uma dessas priridades finalmente irá ver a luz do dia e prende-se com a implementação do corredor ferroviário Porto de Sines/Elvas/Caia (fronteira) de importância estratégica para Portugal, na ligação rápida do tráfego de mercadorias de Sines para Espanha e claro interligando ao resto da Europa.

Para Portugal já existe o modelo de comboios (trens) pendulares nas ligações entre Lisboa e Porto e a Madrid - se bem que com condicionantes devido à via férrea - que permite velocidades de até 250 Km/h e inclinações até 8.º cujo âmbito deverá ser alargado e é largamente utilizado na Alemanha, Itália, Espanha e Suécia.
 
Nesta matéria convirá referir que no norte da Europa, mais concretamente na Escandinávia não existe transporte ferroviário de alta velocidade e nem suecos, nem dinamarqueses, noruegueses ou finlandeses se queixam disso, ou consideram essa questão prioritária.
 
Os países nórdicos possuem um sistema ferroviário moderno, eficiente e sustentável e por lá os recursos financeiros são aplicados racionalmente e de forma adequada, é que como sempre os mais pobres acabam sempre por ser aqueles que mais desperdiçam e também é por isso mesmo que são pobres.

quarta-feira, março 07, 2018

Itália - A Implosão no Sistema Político !

As eleições italianas vieram demonstrar o profundo descontentamento do eleitorado, por um sistema de velhas famílias do centrão político em que mudam os atores, mas os problemas não só persistem. mas inclusivamente agravam-se !
 
A economia italiana mantém-se estagnada há quase duas décadas, o desemprego jovem é elevadíssimo, a economia paralela continua imparável e até se agrava muitas vezes com ligações a redes de crime económico.
 
Tudo isto proporcionou um caldo de cultura que permitiu a vitória pela primeira vez de um movimento anti-sistema político, o "5 Stelle" com uma vitória muito expressiva, vejamos os resultados:
 

Lower chamber (Camera dei Deputati)
  •  - Five Star Movement - 32.64 percent (Movimento anti-sistema)
  •  - Democratic Party - 18.71 percent  (Esquerda)
  •  - Lega - 17.39 percent  (Regionalista e Nacionalista)
  •  - Forza Italia - 14.02 percent (Centro Direita)
Upper chamber (Camera del Senato)
  •  - Five Star Movement - 32.18 percent
  •  - Democratic Party - 19.13 percent
  •  - Lega - 17.64 percent
  •  - Forza Italia - 14.44 percent
O percurso do Movimento 5 estrelas é impressionante desde a sua criação em 2009, quando o seu fundador - o humorista - Beppe Grillo percorria a Itália numa pequena carrinha denunciando a incapacidade dos partidos políticos vigentes à época, em defesa da melhoria das condições de vida da população e propondo cortes significativos nas benesses escandalosas da classe política.
 
Recordemos os paridos políticos já desaparecidos do cenário político italiano:
 Partido Socialista
Partido Comunista
Partido da Democracia Cristã.

Nada neste mundo é eterno - só no outro para os crentes como eu - e os partidos políticos por maioria de razão muito menos ...

segunda-feira, março 05, 2018

O Imperador Xi Jinping !

Que a República Popular da China é um regime autocrático e sanguinário, já todos sabemos, mas até aqui e mais para consumo externo, o regime comunista de Pequim tinha algum cuidado com a imagem, nomeadamente com algumas formalidades no processo de escolha e renovação dos seus quadros dirigentes; agora porém o todo poderoso Xi Jinping conseguiu manobrar o partido, para num golpe palaciano alterar a constuição chinesa e perpetuar-se no poder, passando o seu cargo a ser ... vitalício!!!!
 
Este modelo só é comparável a monarquias absolutas - caso da Arábia Saudita - ou ditaduras de um qualquer caudilho despótico vem dum passado distante e só poderá conduzir ao subdesenvolvimento económico, ao nepotismo, a conflitos internos e à inevitável corrupção, o tempo irá encarregar-se de o provar!

Retaliações Comerciais U.E. /U.S.A.

A recente decisão - ou de mera intenção - da administração Trump de impôr novas taxas relativamente às importações de aço (25%) e alumínio (10%) está a causar uma elevada turbulência no comércio mundial.

Acontece que o aço produzido nos Estados Unidos não é competitivo com o de outras partes do mundo devido ao processo de fabrico ser antiquado, uma vez que não utiliza o processamento industrial do lingote contínuo, tal como sucede no Canadá e na Europa.
 
O presidente da Comissão Europeia já avisou solenemente - em françês e alemão ?! - que a União irá retaliar com elevada taxação sobre diversas marcas americanas com elevado consumo no espaço europeu e deu exemplos: caso das motos Harley Davidson, da roupa de marca Levi's e do whiskey americano (bourbon).
 
O curioso em tudo isto é que ainda há pouco tempo decorreram negociações para a criação de um espaço de comércio livre de direitos alfandegários entre a Europa e os Estados Unidos.
 
Hoje em dia a volatilidade das tomadas de decisão dos responsáveis políticos é total ...