A TROUXE-MOUXE
terça-feira, abril 29, 2008
Decorre no Convento do Carmo uma Exposição denominada " O Carmo A GNR e O 25 de Abril ", em que é dada ao visitante a rara oportunidade, de visitar o edifício onde se situa o Comando da Força, e que foi palco central dos acontecimentos, que levaram à queda do Estado Novo. De salientar o vasto espólio patrimonial, que a GNR preservou - ao contrário das Forças Armadas - desde a sua fundação em 1911, bem como a magnífica vista sobre Lisboa, proporcionada pelo varandim da fachada nascente. Uma referência muito especial para os veículos expostos, com especial destaque para o raro Mercedes 170D, e a colecção única de motociclos de diferentes épocas. Os uniformes utilizados pela GNR, e pela sua antecessora a Guarda Municipal, não deixam o visitante indiferente. Esta exposição a não perder, termina no dia 4 de Maio .
sexta-feira, abril 25, 2008
25 Abril - Foi há 34 anos !
Passam hoje 34 anos sobre a Revolução de Abril de 1974; uma data incontornável na história portuguesa, quer para os mais entusiastas da revolução de Abril, ou para os seus detractores que também por aí existem. A revolução de 74, ao contrário de alguns críticos de ocasião por aí vociferam, cumpriu mais do que se poderia esperar, senão vejamos: projectou a descolonização - que devia ter sido realizada 20 anos antes - e assim acabou com uma guerra absurda que impunha sacrifícios insuportáveis à esmagadora maioria da população, implantou a democracia, restabeleceu a imagem de credibilidade de Portugal no exterior e permitiu anos depois a adesão à então Comunidade Económica Europeia. Alguns cultivaram a ilusão que o 25 de Abril daria de imediato a prosperidade a Portugal, mas tal era absolutamente impossível de acontecer numa nação endemicamente pobre, periférica e subdesenvolvida.
domingo, abril 20, 2008
PSD - A Crise Permanente
Depois de 6 meses de uma liderança delirante e errática, Luís F. Menezes demitiu-se, e o PSD voltou à já recorrente "contagem de espingardas" entre populistas e liberais . A balança volta a balançar para os liberais (Manuela F. Leite), estando o sector Menezes-Lopes nitidamente em perda, ainda a tentar desenhar uma estratégia de resposta. O país já olha com indiferença, para mais esta contenda política, pois já percebeu que se trata de uma guerra entre baronetes pelo poder, sem qualquer resultado positivo para a qualidade de vida do cidadão comum. O PSD é na prática uma aberração política total, descaracterizado ideologicamente, consegue uma proeza única entre os partidos políticos da Europa: intitula-se social-democrata internamente, mas faz parte do agrupamento político designado por Partido Popular Europeu, ou seja a família europeia das forças conservadoras. Decididamente já é tempo de acabar com mais esta farsa, ou seja de uma vez por todas façam o rótulo corresponder ao conteúdo, o consumidor ou mais concretamente o eleitor agradece !
quarta-feira, abril 16, 2008
O Caudilho da Madeira
A recente visita do Presidente da República, à Região Autónoma da Madeira, deu visibilidade às práticas caciquistas do poder regional. A Assembleia Legislativa Regional não só não tem capacidade fiscalizadora do poder na região, como não passa de uma simples correia de transmissão deste. Uma sessão solene naquela assembleia regional por ocasião da visita do PR, foi anulada devido ao simples facto de tal acto desagradar profundamente ao governo regional.
Por sua vez o P.R. garantiu que a sua actuação discreta e serena, iria produzir resultados no futuro. Será que pela primeira vez tal irá acontecer? E que dizer do papel pouco mais que simbólico do Ministro da República na Região?
Já é altura dos autarcas das regiões do interior de Portugal, organizarem um congresso, para debaterem políticas de desenvolvimento regional, e exigirem solidariedade ao Governo da República; se essas regiões dispusessem só de metade dos apoios concedidos às regiões autónomas, hoje não se veriam confrontadas com a desertificação e pobreza que agora denotam.
E finalmente que dizer do escândalo nacional, que signica a Resolução da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira n.º 23/2007/M, em que é atribuído um acréscimo de remuneração em 10% sobre o vencimento dos funcionários públicos, e elementos das forças de segurança, a exercerem funções na Região ? Tudo sempre fundamentado, no argumento já estafado da insularidade, enquanto Trás-os-Montes, a Beira interior permanecem à míngua de investimentos e de incentivos para a fixação de populações.
Conclusão: em Portugal na política, a chantagem compensa !
sexta-feira, abril 11, 2008
terça-feira, abril 08, 2008
Fim do Regimento de Cavalaria da GNR .
O Regimento de Cavalaria da GNR, foi criado em 5 de Abril de 1922 e extinto no passado dia 4 do corrente mês. Constituía uma unidade de elite daquele corpo militarizado, que algumas pessoas erradamente continuam a confundir com um estrutura policial; trata-se pelo contrário de uma força de segurança, constituída por militares organizados num corpo especial de tropas.
O Regimento de Cavalaria da GNR, foi a primeira unidade em Portugal a receber viaturas blindadas, concebidas por um militar da Guarda através transformação de camiões Fiat, no final dos anos 20, do século passado. O Regimento chegou inclusivamente a ter no seu inventário, carros de combate M5A1 - usados na 2.ª GM - e recentemente esteve presente no Iraque, numa missão de manutenção de paz. A nova Lei Orgânica daquela força, impõe uma reorganização das unidades, sendo extinto para além do mencionado Regimento de Cavalaria, também o Regimento de Infantaria, que constituiam até então unidades de reserva.
Nota: Na foto uma Auto Metralhadora "Shorland" do 2.º Esquadrão, do Regimento de Cavalaria.
domingo, abril 06, 2008
Os "Galegos" do Século XXI .
Desde 1500 que existem registos de emigração galega para Portugal, com variações mais ou menos significativas de acordo com o ciclo económico. Porém muitos dos galegos que hoje conhecemos ou seus descendentes, são oriundos de uma onda mais recente, situada no século XIX e primeira metade do XX. Porém hoje em dia, o fluxo migratório faz-se em sentido contrário; um indicador fiável revela que, enquanto o salário médio na Galiza é de 1240€, na Região Norte de Portugal é de 635€ . A par disso,aquela região autonómica espanhola cresceu em 2006 4,1%, conseguindo superar a do conjunto da economia espanhola, que se ficou pelos 3,9%. Portugueses legalmente a residir na Galiza são cerca de 13 188 ; mas inscritos na Segurança Social espanhola, já são 48 463 beneficiários lusos, e o número cresce exponencialmente todos os anos.
sábado, abril 05, 2008
Contrariados mas Casados....
A Igreja Católica, através da Conferência Episcopal prestou um conjunto de declarações verdadeiramente infelizes, a propósito do projecto do PS de alteração do actual regime do divórcio, e que revelam que os sectores mais ultramontanos ascenderam ao topo da hierarquia religiosa. Tal alteração tem como desígnio principal, retirar o conceito de culpa como razão apontada pela quebra do contrato matrimonial; a separação de facto, violência doméstica ou violação de direitos fundamentais, passam a fazer parte das causas objectivas para tal acto, mantendo-se a competência judicial, por forma a assegurar que nenhuma das partes é prejudicada, quanto à tutela dos filhos, bem como aos direitos de propriedade. Assim fica consagrado o princípio, pelo qual o divórcio pode ser imediato, bastando para isso a manifestação da vontade de uma das partes. E faz todo o sentido que assim seja, ou será que a Igreja e outros sectores ultra-conservadores - e profundamente hipócritas - preferem manter uma relação de conflito e litígio permanentes, causadora de infelicidade, angústia ou mesmo potenciadora de atitudes violentas, a ambos os conjugues desavindos ? Nenhuma das partes, pode contrariar ou violentar a outra, por forma a manter uma relação, que já não dispõe de um mínimo de vigor para se manter. Felizmente que o lema "contrariados mas casados" parece ter os dias contados na sociedade portuguesa.
sexta-feira, abril 04, 2008
Os Mestres da Ocultação ...
É absolutamente ultrajante, para a opinião pública de um país democrático, que instituições oficiais do Estado escamoteiem continuamente de forma deliberada, a informação considerada politicamente incorrecta, com o argumento que tal pode ser gerador de mau estar social. Nos últimos 15 anos tal tem acontecido relativamente à violência nas escolas, por parte de todos os partidos que ocuparam alguma vez a cadeira do poder. Desde os responsáveis máximos pelo Ministério, passando pelas direcções regionais, e como não podia deixar pelos conselhos directivos (agora pseudo-executivos) das escolas, todos eles sempre demonstraram estar mais preocupados em manter os respectivos cargos, do que propriamente solucionar a indisciplina e a violência nos estabelecimentos de ensino.
Agora foi preciso o Procurador Geral da República, vir a terreiro denunciar a realidade do mundo escolar, para que a muito custo sejam revelados dados oficiais, mantidos ocultos de qualquer escrutínio público. Curiosamente ou talvez não, o mundo sindical do ensino foi conivente neste silêncio , nomeadamente a FENPROF por razões meramente ideológicas. Para o Partido Comunista que domina a central, a indisciplina e a violência na escola são uma mera consequência do mundo capitalista, e como tal perfeitamente desculpabilizáveis. Ao passo que a mais pequena regulamentação disciplinadora ou repressiva, são logo de imediato alvo de forte contestação, a não ser que tal aconteça em países onde a ditadura dos seguidores de Lenine impera ; neste caso passa já a ser considerada uma conquista do poder revolucionário.
quinta-feira, abril 03, 2008
Caso Profumo [Profumo Affair] - Londres, 1963 .
Cristiane Keeler
Uma bailarina - Cristiane Keeler - de um cabaret famoso em Londres, foi o epicentro de uma crise política no Reino Unido, em 1963 no auge da Guerra Fria, que envolveu o ministro britãnico da defesa John Profumo (1915-2006) , e o adido naval soviético Eugene Ivanov. Ambos tiveram um caso amoroso com a show-girl, ainda com a particularidade de o diplomata russo, ter tentado obter informações classificadas sobre o armamento nuclear americano na europa, através do político inglês.
Jonh Profumo acabou por se demitir, e arrastar com ele o governo conservador de Harold Macmillan. O filme Scandal realizado em 1989 por Michael Caton-Jones, retrata com extremo rigor todo este caso.
Porém não menos interessante é o video-clip " Nothing has been proved" alusivo ao tema, com musica dos Pet-Shop-Boys, aliada à voz quente e sensual de Dusty Springfield [1939-1999], com a inclusão ainda de imagens da época das principais personagens deste caso, bem como do citado filme Scandal.