A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, setembro 30, 2009

Ambientes


Chefe de Estação - Museu Ferroviário [Entroncamento]

De Candeias às Avessas

Chegou ao fim a colaboração institucional entre os residentes oficiais de Belém e S. Bento, após um silêncio embaraçoso do Presidente da República. Hoje numa comunicação algo tensa e com indisfarçável irritação, o Presidente da República efectuou a sua já esperada comunicação ao país. Com bastantes imprecisões, o chefe de estado não foi claro nos fundamentos das suas atitudes e acabou por baralhar ainda mais do que esclarecer. Com a tempestade do orçamento de estado pela proa, fazia todo o sentido que os órgãos de soberania cooperassem para o bem estar dos portugueses, contudo este episódio potencia conflitos futuros de vária ordem no futuro próximo.
Vem aí tempestade e da grossa !

terça-feira, setembro 29, 2009

Maioria Relativa - As Vantagens

Ao contrário do que foi abundantemente propalado, a maioria relativa tem vantagens próprias, a saber:


-Reduz significativamente o risco da força política vencedora, cometer erros graves isoladamente sem ouvir o resto do país.

-Responsabiliza fortemente as oposições pelas suas tomadas de posição, não só na discussão de diplomas, mas igualmente na viabilização de orçamentos, revisão da constituição, etc

-Obriga a que o partido vencedor das eleições negoceie arduamente e detalhadamente as propostas da sua governação.

sábado, setembro 19, 2009

No, We Can't !


Não, não podemos !


Não podemos continuar a fazer de conta que somos um país evoluído, membro da União Europeia, quando com mais de meio milhão de desempregados e 2 milhões de pobres, assistimos a indícios claros de conflitualidade institucional entre órgãos de soberania, cuja missão primária passa por zelar pelo bem estar dos cidadãos portugueses.

A ser verdade a documentação publicada pela edição de ontem do Diário de Notícias, como é possível que o Presidente da República, só agora veladamente se pronuncie - com o argumento do período eleitoral - sobre as alegadas escutas aos seus serviços, quando já em Abril de 2008 tinha ao que parece, fortes suspeições sobre a matéria? Será que em 17 meses, não teve tempo para se pronunciar, ou tomar medidas que esclarecessem cabalmente a situação? Convirá esclarecer que a sua Casa Civil, não prima propriamente pela escassez de pessoal, já que entre assessores e consultores, conta com cerca de 37 pessoas !

Afinal de acordo com as notícias de hoje - 21 de Setembro - o Presidente da República demitiu o seu assessor para a comunicação social, o mesmo que foi considerado pelo D.N. como o responsável pela inventona das "escutas". Afinal através de uma investigação doméstica no jornal Público, veio a saber-se que num computador do jornal, alguém reenviou um email comprometedor onde era mencionado o tal assessor, para dois outros órgãos da comunicação social. Neste caso as "toupeiras" estavam bem activas, porém azar dos azares deixaram rasto, neste caso a historieta das escutas não passou de uma cortina de fumo !

quinta-feira, setembro 17, 2009

Sindicatos de Voto


De acordo com a Revista Sábado online, alguns líderes de estruturas locais (secções de residência) em Lisboa de um dos partidos da área do poder, recorriam à inscrição de militantes fantasma, por forma a garantirem a respectiva vitória na eleições internas. O estratagema passava por pagamentos a esses pseudo-militantes quer das quotas, quer de prémios e ainda a sua colocação em Juntas de Freguesia, tendo como contrapartida desses novos filiados, a obrigatoriedade da inscrição da família no partido e claro está o voto em quem lhes atribuiu tais benesses.

A ser verdade a investigação da "Sábado", afinal em que país ou lugar do mundo, estamos nós?

quarta-feira, setembro 16, 2009

A Alta Velocidade Ferroviária

Num país com as características do nosso, 4 linhas de alta velocidade é manifestamente excessivo, com a agravante de não tirarmos partido das infra-estruturas actuais, como acontece com o comboio pendular entre Lisboa e Porto, em que as condicionantes da linha e a sua sobreutilização, decididamente impedem que tal aconteça.

Só faz sentido a ligação entre Lisboa e Madrid, em alta velocidade pela sua interligação à rede europeia de alta velocidade, tendo por garantido que durante vários anos tal conexão implicará prejuízos. Assim deverá ser edificada uma linha para a ligação entre Lisboa e Porto dedicada aos comboios pendulares, dado que a existente sofre já de saturação com os consequentes atrasos, e de igual forma o mesmo deve ser feito para a ligação da Galiza com o litoral norte português e da Andaluzia com o Algarve, nestes dois casos por maioria de razão, uma vez que as distâncias são relativamente curtas.
Sugestão: O leitor quando viajar de Lisboa ao Porto em via férrea no Alfa Pendular, contabilize o curto período de tempo em que a composição ultrapassa os 200 km/h.

sábado, setembro 05, 2009

Dinamarca 1 - Portugal 1

Mesmo com "três portugueses de ocasião" , a selecção nacional só conseguiu marcar um golo, quase no final do jogo. Não importa que Liedson nem sequer conheça o hino português, para poder cantá-lo, o importante é fazer golos, por forma a poder manter os dirigentes do futebol nacional nos seus cargos, com todas as inerentes mordomias.
São precisas vitórias a todo o custo nos próximos jogos ! A solução é fácil, basta naturalizar mais um craque de futebol brasileiro ou argentino, é tudo uma questão de "números" ....