A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

quarta-feira, março 27, 2013

O Ultimato do Eurogrupo sobre Chipre !

A perplexidade foi geral, perante a forma como o Eurogrupo decidiu abordar o pedido de resgate financeiro, solicitado pelo governo de Chipre. Depois de delongas sem fim e perante os insistentes pedidos de ajuda, a resposta foi absolutamente desastrosa. Impôr um confisco de 30% (já se fala em 40%) sobre os depósitos acima dos 100 000 €uros nos bancos sediados em Chipre, é uma atitude manifestamente mortífera, relativamente à confiança dos clientes da banca, sediada nos países aderentes ao Euro.

Acontece que, por muito estranho que possa parecer, a União Europeia - e em particular na zona €uro - só se preocupou em mutualizar os benefícios, quanto aos riscos, encargos e prejuízos, o lema é: cada um por si ! Chamar a esta peculiar estrutura de associação entre países uma "União", não passa de um eufemismo barato.

quinta-feira, março 14, 2013

Habemus Papam !

O sucessor do apóstolo Pedro já foi escolhido: trata-se do arcebispo emérito de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, que adoptou o nome de Francisco. Na Igreja Católica este nome remete para o santo italiano São Francisco de Assis - fundador da ordem dos franciscanos, que sendo abastado decidiu ajudar os pobres - e de igual modo para São Francisco Xavier - um dos fundadores da Companhia de Jesus - conhecido pelas missões de evangelização no Oriente. O novo Papa também faz parte desta congregação religiosa e é conhecido na Argentina pelo modo de vida simples e reservado, com especial vocação na ajuda aos mais carenciados.

Filho de um emigrante italiano e de uma ama, formou-se em engenharia química antes de se tornar padre, e após 5 votações no último conclave, tornou-se no 266.º Supremo Pontífice da história da Igreja de Roma.

Já deu para perceber que a personalidade do novo Papa carateriza-se pela simplicidade e pela espontaneidade, coisas que têm andado há muito arredadas do Vaticano. A própria Igreja Católica Romana  e muitas partes do mundo sob seu magistério e influência (nomeadamente o continente europeu) estavam carentes de uma reafirmação dos valores primordiais, que dão sentido à vida humana; este Pontífíce parece trazer consigo uma linha de orientação, capaz de responder a tal desiderato.

Definitivamente sopram bons ventos da América do Sul . Um dia também o Brasil verá um dos seus clérigos mais ilustres atingir o pontificado, o que seria um ato da mais elementar justiça face à sua importância e dimensão no mundo católico.

Também já tivemos um Papa português, tratou-se de João XXI (nome de nascimento de Pedro Hispano) e o seu pontificado foi muito curto; entre 20 de Setembro de 1276 e 20 de Maio de 1277, tendo falecido nesta data por acidente, devido a um desmoronamento ocorrido nos seus aposentos.

Uma nota final para a presidente da Argentina, Cristina Kirchner que no passado juntamente com o seu já falecido esposo - então presidente - acusavam o Cardeal Bergoglio de liderar a oposição ao governo. Agora perante a situação criada,  foi obrigada a "engolir sapos vivos", ao ter de o saudar pela eleição à chefia da Igreja. As voltas que a vida dá...

segunda-feira, março 04, 2013

Beppe Grillo - O Terror da Classe Política Europeia!

Este comediante italiano de 64 anos de idade deixou atónito o continente europeu, ao obter 25% dos votos (116 deputados)  nas eleições para o parlamento italiano , ou seja a terceira força mais votada. Sem o suporte de uma máquina partidária profissional, Beppe Grillo percorreu a Itália numa autocaravana, fazendo campanha contra os políticos tradicionais transalpinos.

O seu movimento denominado "5 Estrelas" concentrou-se em denunciar a corrupção. o clientelismo e as mordomias principescas dos titulares  dos cargos políticos, quer à esquerda, quer à direita. Convirá referir que Beppe Grillo não é propriamente um novato, em matéria de denúncia e hostilização de políticos desonestos ou medíocres. Ele ganhou protagonismo e notariedade nas décadas de 1970 e 1980 na televisão italiana como comediante e provocou controvérsia ao apelidar o partido de Bettino Craxi* (Partido Socialista Italiano) de um grupo de ladrões. O escândalo foi tal, que acabou por ser banido durante vários anos da televisão estatal italiana. Porém a verdade é que, Craxi acabou por se ver envolvido como um dos acusados pelo crime de corrupção na "Operação Mãos Limpas", levada a cabo pelo juíz Antonio do Pietro. E para fugir a uma prisão eminente, Craxi encetou uma fuga para a Tunísia em Maio de 1994, país onde acabaria por falecer em Janeiro de 2000.

Hoje em dia é claríssimo que Beppe Grillo teve acesso a informação confidencial, quando fez a acusão contudente ao diretório do Partido Socialista Italiano liderado por Craxi. E atualmente deverá também ser detentor de informação, que poderá comprometer a carreira política de muito boa gente, ligada ao poder político em Itália.

É evidente que, esta figura pública desprovida de ideologia, de pensamento estruturado, ou mesmo de formação mínima para o exercício de um cargo de admnistração pública, tem uma postura populista e de busca a todo o custo do voto fácil. Numa situação de completa normalidade da vida social e política, ele não teria qualquer hipótese de triunfar pelo voto, nas eleições para o parlamento transalpino. Mas no contexto atual de profundo descrédito da classe política, - decorrente do posicionamento autista dos partidos tradicionais face aos problemas da sociedade - será que o fenómeno B. Grillo poderá vir a ser a "pedrada no charco", que desperte de vez por todas uma classe política anquilosada e decadente?

A não ser assim, o que virá a seguir? A ver (ou a penar) vamos...

* Bettino Craxi foi primeiro-ministro de Itália entre 1983 e 1987.

                                                                        (Parlamento Limpo)