A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

quinta-feira, janeiro 22, 2015

A Origem da Água do Nosso Planeta...

Os modelos científicos mais verosímeis acerca da criação do planeta Terra (4,6 mil milhões de anos / 4,6 biliões na America), sugerem que nessa altura a temperatura muito elevada no nosso planeta, impossibilitava a existência de água, tal como atualmente acontece; ou seja esta não pode datar desse tempo tão longínquo.

A chegada de água em grande quantidade à Terra tem sido atribuída a contínuos impactos de diversos corpos celestes, nomeadamente cometas e asteroides, durante um período de tempo muito violento, que ocorreu 800 milhões de anos após a formação do nosso planeta.

Para forma a obter informação qualificada, a Agência Espacial Europeia (ESA) criou o veículo espacial Rosetta, com capacidade única de disparar uma sonda diretamente sobre a superfície de um cometa e realizar análises através de sensores próprios. O cometa escolhido para tal experiência ocorrida em Novembro foi o 67P/Churyumov–Gerasimenko e os resultados indicaram que a água presente neste corpo celeste, não é propriamente idêntica à nossa; trata-se da chamada água pesada(D2O), em que o átomo de hidrogénio é substituído por deutério. Este último distingue-se do átomo normal de hidrogénio, por possuir um neutron no seu núcleo atómico.

Foto do Cometa 67P, Crédito ESA (Agência Espacial Europeia)
 

quarta-feira, janeiro 07, 2015

Terroristas em Livre Trânsito na França

Os irmãos Kouachi já eram bem conhecidos das autoridades francesas, inclusivamente um deles já tinha estado preso e de igual modo era conhecida a presença de ambos na Síria, onde receberam treino militar, bem como participaram em ações de combate junto dos fundamentalistas.E o que fizeram as auroridades? Nada !

Limitaram-se a esperar pela eclosão de uma situação grave, que fatalmente - Lei de Murphy - acabou por acontecer. Aliás em França já se esperava por um episódio terrorista em Janeiro, tal tem sido a frequência destes nos últimos tempos. Os Estados Unidos já tinham incluído esses facínoras, numa lista de gente impedida de entrar em solo norteamericano, numa atitude preventiva, que muito boa gente na Europa nunca entendeu.

A melhor análise dos acontecimentos veio do outro lado da Mancha (como já é habitual); um antigo dirigente do MI5 (serviço secreto britãnico) considerou, que está em curso uma guerra contra a Europa pelos fundamentalistas islãmicos e incrivelmente com livre trãnsito dos  operacionais terroristas, tal é a permissividade das autoridades europeias.
Torna-se muito claro, que neste momento existe uma rede complexa de células terroristas adormecidas em solo europeu, que vão eclodindo de forma planeada e contínua. Mas alguns políticos idiotas ainda ingenuamente acreditam tratarem-se de episódios isolados

E agora quem é que estará disposto a fazer turismo em França e em Paris em particular?
É mas que evidente, que a cidade vai sentir rapidamente o impacto económico da insegurança, numa economia com problemas estruturais sérios.

sexta-feira, janeiro 02, 2015

Feliz Ano Novo de 2015 !!!


"Avec Le Temps" [Com o (Passar do) Tempo] - Léo Ferré, 1972.


Nesta época de transição do ano velho para o ano novo, acaba sempre por vir ao pensamento a efemeridade da vida. Em particular no caso de familiares e amigos, que partiram no ano passado, ou em anos anteriores.
 
A canção de Léo Ferré "Avec Le Temps" recorda-nos isso mesmo e de forma sublime como é timbre deste poeta/autor/cantor/declamador. A forma de combinar as palavras com a música, nele são já uma imagem de marca e também um hino ao bom gosto.