A TROUXE-MOUXE

Nome:
Localização: Portugal

sexta-feira, outubro 27, 2017

Um dos Rolls-Royce de ... Lenin !

Rolls-Royce Silver Ghost 1921 - Museu Mansão de Gorki

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido pelo pseudómino de Lenin bradou até à exaustão contra o sistema capitalista e seus valores, nomeadamente aquilo a que ele designava de tendências burguesas.

Mas para cúmulo da hipocrisia Lenin adorava viaturas caras e luxuosas, tendo conseguido obter vários modelos da marca norte-americana Buick e cerca de 3 Rolls Royce (existem testemumhos de que chegou a colecionar 9 desta marca).

As primeiras viaturas de luxo dos revolucionários soviéticos foram confiscadas aos Romanov (família do Czar ), porém o modelo da foto, um Rolls Royce Silver Ghost foi adquirido por Lenin em 11 de Julho de 1921 em Londres, através de um seu emissário; o preço foi de £ 1.850 (libras) com desconto de 15% , tendo este sido  concedido devido a um outro negócio, relacionado com o  fornecimento de motores de avião da fábrica Rolls-Royce, destinados a bombardeiros russos.
 
Por forma a poder ser utilizado durante os rigorosos invernos na Rússia, Lenin recorreu ao engenheiro françês Adolphe Kegresse para efetuar uma adaptação, que consistiu em colocar lagartas de tração na retaguarda do veículo, bem como instalar skis em torno das rodas dianteiras.

Ao líder da revolução soviética bem se poderia aplicar o  provérbio: "Bem prega frei Tomás, faz o que ele diz e não o que ele faz ".

 

sábado, outubro 14, 2017

Idiomas em Espanha.

(Clicar na imagem para aumentá-la)

segunda-feira, outubro 02, 2017

Será que voltámos ao tempo dos "Filipes" ?

Ponto de ordem prévio:

Não sou a favor nem contra a independência da Catalunha, tal decisão cabe por inteiro aos seus habitantes.
 
Mas os acontecimentos de 1 de Outubro em Barcelona, ou seja a brutal  e desastrada represssão policial do governo de Madrid, - através da Guardia Civil e Polícia Nacional - sobre a população civil pacífica, cujo único desiderato foi poder votar num referendo sobre a autodeterminação do território, não teve justificação, foi totalmente contraproducentea e provocou cerca de 900 feridos !

Será que poder votar é um grande crime ? Nem os narcotraficantes ou homicidas são tratados assim.
Se o referendo era ilegal, qual a razão de enorme medo e até pânico de Madrid?
 
O resultado prático desta iniciativa foi a enorme visibilidade internacional da causa independentista, aliada um indisfarçavel desconforto da Comissão Europeia perante o sucedido e ainda um alento absoluto em favor da separação total do território, cuja causa ganhou inesperadamente muitos apoios.

Convirá comparar o sucedido no Reino Unido, com a pretensão independentista de várias forças políticas na Escócia. O governo britânico em vez de reprimir, organizou um referendo, cujo resultado foi desfavorável aos separatistas. A diferença não podia ser maior ...Alguém imaginaria o Reino Unido, a enviar forças policiais para sovar selvaticamente os pró-independentistas da Escócia?
 
O atual monarca de Espanha, Filipe VI é uma figura respeitada, mas o nome próprio Filipe transporta-nos para a época de Filipe III e Filipe IV e das rebeliões  quer de Portugal, quer da Catalunha contra a  inclusão no Reino de Espanha.
 
 
Coche de Filipe III de Espanha e Filipe II de Portugal*
*Nota: Este coche real de Filipe II utilizado na sua viagem a Portugal em 1609, é o mais antigo e emblemático do Museu dos Coches em Lisboa e terá sido alvo da pretensão do General Franco em trocá-lo por uma valiosa tapeçaria do património nacional de Espanha. António de Oliveira Salazar terá recusado a pretensão, alegando que Filipe II também foi um rei português e como tal a viatura fazia parte do património nacional, cuja permuta era de todo impossível. 

domingo, outubro 01, 2017

"Gardiões do Templo" em Dia de Eleições !


Na sociedade portuguesa temos assistido à intervenção de um grupo de jacobinos ligados à esquerda marxista, que com uma postura inquisitória se arrogam o direito, de proibir e censurar tudo e todos os que não lhes agradam.


Uma editora decidiu publicar um conjunto de livros com diferenciação de género e logo os guardiões do templo do politicamente correto vieram a terreiro, bramir contra uma suposta discriminação por violação da igualdade de género.

E para cúmulo a editora bajulou e retirou os livros do mercado; estar com o poder sempre rende alguma coisa.
O Estado agora permite-se substituir-se aos pais, numa postura só semelhante à da Coreia do Norte.
 
Há alguns o governo decretou que em dia de eleições, não poderão realizar-se jogos de futebol!
Isto só é possível devido à enorma passividade de muita gente com cargos de responsabilidade desprovida de uma átomo de dignidade, ou independência.

No Reino Unido as eleições costumam realizar-se num dia de semana normal de trabalho, sem que nenhuma força política invoque algum incómoido por tal facto !

Por cá continuamos a ser pastoreados por governantes medíocres e ignorantes, enquanto a sociedade civil amocha e até faz uma vénia !